quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Biblioteca ganha cara nova

O espaço foi todo readaptado para aconchegar e aproximar ainda mais os alunos e livros
No novo ambiente, é possível encontrar mais de duas mil obras literárias, um painel cheio de personagens de Monteiro Lobato e dos tradicionais contos de fadas, além de um grande tapete instalado no meio da sala de leitura para a acomodação dos alunos.

A Biblioteca da Escola Municipal Maria do Carmo de Abreu Sodré, que atende 567 alunos, do Ensino Infantil a 4ª série, está de novo visual. Isso porque o espaço foi todo readaptado para garantir as melhorias nos serviços prestados aos estudantes, fazendo com que eles se aproximem cada dia mais dos livros.

O novo ambiente inclui mudanças de móveis, e a ampliação do acervo literário, que atualmente conta com mais de duas mil obras, misturadas entre contos infantis e literatura infanto-juvenil. Para ficar de cara nova, a biblioteca ganhou um painel repleto de personagens de Monteiro Lobato e dos tradicionais contos de fadas.

Além disso, um grande tapete foi instalado no meio da sala de leitura, para que os alunos se acomodem confortavelmente. A modernização está sendo muito bem aceita pelos estudantes, e o aluno Lucas Domingos dos Santos, da 4ª série está empolgado com a mudança. “Eu gostei muito da nova biblioteca. As mesas foram retiradas, e no lugar colocaram lindos tapetes. Além disso, já vi também que surgiram novos dicionários. Tudo está muito bem decorado e bonito”, afirmou.

É importante ressaltar que fora os livros que já eram disponibilizados nas prateleiras, mais fascículos foram inseridos na unidade, implantados através do projeto ‘Entre na Roda’, onde 29 unidades escolares receberam um baú com 100 obras para Ensino Infantil e 200 livros para o Fundamental.

A biblioteca da escola já virou o novo ponto de encontro entre estudantes e professores, isso é o que garante a professora do 3º ano de 9 anos, Chirley Aparecida da Silva Ramos. “O ambiente ficou mais prazeroso e envolvente para os alunos. Agora na sala, nós temos o tapete, onde as crianças podem se sentar, e ler as obras literárias como desejar”, explicou.

Para a mãe dos alunos, Eduardo Koch Moreira da Silva, de 10 anos e Beatriz Koch Moreira da Silva, de cinco anos, à hora da leitura nunca foi tão divertida como é hoje na escola. “Meus filhos, uma no pré II e outro na 4ª série, estão criando grande interesse pela leitura. Acho fantástico à empolgação deles”.


fonte: http://www.itanhaem.sp.gov/

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Educando para o Trânsito


A professora de Educação Física Francislene orientando os alunos para uma melhor postura no trânsito.


















segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Projeto "Ação Cultura"

Nesta sexta-feira, 09 de outubro, o Departamento Municipal de Cultura, em comemoração ao Dias das Crianças, realizará o Projeto Ação Cultura em nossa escola.

O projeto, que espera atender cerca de 600 crianças, tem a finalidade de transmitir valores culturais por meio do entretenimento.

Na oportunidade, os alunos participarão de uma série de atividades como oficinas de balões infláveis, origami e desenho. Além disso, haverá apresentações musicais dos monitores da Casa da Música, e do Grupo de dança Action Dance. Para finalizar, os estudantes receberão palestras sobre cultura e turismo e ainda assistirão a uma sessão de Cinema.

Para a Diretora de Cultura, Noêmia Tannuz, a união da educação e cultura só pode trazer benefícios para os estudantes. “Os alunos terão uma grande oportunidade de conhecer nossos cursos de formação musical, de dança, pintura em tela, desenho, entre outras. Além de prazerosa, a prática dessas atividades resulta em benefícios para a formação do indivíduo”.

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

P II B - Prof.ª Ana Lúcia

Alunos do Pré II B com a prof.ª Ana Lúcia e a coordenadora Magda.



quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Prefeitura disponibiliza aulas nas escolinhas esportivas

O Departamento de Esportes está disponibilizando aulas nas escolinhas esportivas do Município. As atividades de judô, capoeira e kick boxing, nas categorias masculino e feminino, são direcionadas aos atletas a partir dos 6 anos de idade, já o futsal e o vôlei dos 10 até os 13 anos, e o futebol de campo, dos 7 aos 17 anos. Os treinos são gratuitos. Os interessados em efetuar a matrícula devem ser estudantes. A inscrição acontecerá no local onde será realizada a modalidade desejada. Para o cadastro é necessário uma cópia do RG ou da certidão de nascimento, comprovante de residência e atestado médico. Não existe prazo para o fim das inscrições, elas continuarão até atingirem o número máximo de alunos por período.
Confira abaixo a relação dos dias, horários e locais das aulas


Clique para ampliar

Fonte: http://www.itanhaem.sp.gov.br/

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Comunicado aos Pais

A Secretaria de Educação Cultura e Esportes de Itanhaém, conforme deliberação das Secretarias de Educação da Baixada Santista, em consonância com a Nota Oficial datada de 28/07/2009 da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, com o objetivo de diminuir a transmissão do Vírus Influenza A H1N1, promove a suspensão das aulas à partir de 29/07/2009 até 17/08/2009. Haverá compensação das aulas ao decorrer do ano letivo.

Saiba mais sobre a gripe suína:

Tire suas dúvidas sobre gripe suína
Outras informações sobre a gripe suína

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Danças dos Alunos

Quem tiver fotos das danças dos alunos realizadas no dia 08 de julho, pode estar enviando para escola publicar no blog. Lembrando que as fotos somente serão publicadas de acordo com a Autorização de Uso de Imagem e Audio que foi fornecida na última reunião de pais. Para os pais que ainda não assinaram, podem estar comparecendo à secretaria da escola e solicitar a lista de autorização.

E-Mail para enviar as fotos:
emmariadocarmo@gmail.com

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Departamento de Esportes abre inscrições


O Departamento Municipal de Esportes está com inscrições abertas para aulas de Futsal e Voleibol, voltadas exclusivamente para iniciantes nas modalidades. Os interessados devem ter de 10 a 13 anos de idade, sendo aberto para ambos os sexos. Os treinos são gratuitos e acontecem na quadra do Itanhaém Iate Clube. As inscrições serão feitas até atingirem o número de 60 alunos por período. Os interessados deverão ser estudantes e comparecer ao local munidos de uma cópia do RG ou de certidão de nascimento, comprovante de residência e atestado médico.

Para maiores informações acesse:

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Reunião de Pais

Nesta quinta-feira, à partir das 13:30, ocorrerá a Reunião de Pais e Mestres dos alunos que estudam no período da tarde e, na sexta-feira, à partir das 08 horas, será a Reunião de Pais dos alunos que estudam no período da manhã. Um dos temas abordados será a leitura na escola. Não deixe de comparecer, pois este é o melhor momento para se interar das atividades de seu(a) filho(a) e uma ótima oportunidade para estar a par dos acontecimentos que ocorrem na escola.

Prefeitura fará sorteio dos apartamentos da CDHU

Para aquelas pessoas que se inscreveram no Programa da CDHU e que sonhavam com a casa própria, o Governo Municipal, juntamente com Secretaria Estadual de Habitação, farão o sorteio para a entrega das chaves de 350 apartamentos, no dia 7 de agosto, às 16 horas, no Ginásio da E. E. Benedito Calixto, na rua Leopoldino de Araújo, s/ n°, no Centro.

CAMP abre inscrições para processo seletivo

A partir do dia 7 de julho, estarão abertas as inscrições para ingressar no Círculo de Amigos dos Menores Patrulheiros (CAMP) de Itanhaém. O curso disponibilizará 50 vagas e o cadastro acontecerá até o dia 24 do mesmo mês. Para participar é preciso estar na faixa etária dos nascidos entre os meses de janeiro de 1994 a janeiro de 1995. Além disso, é necessário estar regularmente matriculado da 8ª série em diante e estudar no período noturno. Os interessados devem retirar a ficha de inscrição na rua Zeferino Soares, 19, 3º andar, conjunto 31, no Centro, das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas. No momento do cadastro, o candidato deverá apresentar o documento de identificação com foto. O pagamento da taxa de inscrição é de R$ 10,00 e deve ser efetuado nas agências dos bancos Santander Banespa. Vale lembrar que o comprovante de depósito deve ser entregue até o dia 24 de julho na própria sede do CAMP. Para maiores informações acesse o link abaixo ou ligue para 3427-7163.

http://www.itanhaem.sp.gov.br/banco_dados/junho09/30.06.09_inscricoes_camp.doc

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Novo Enem


Para você que terminou ou está terminando o Ensino Médio, não deixe de participar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Neste ano o ENEM está diferente. Agora, ele servirá como processo seletivo para ingresso nas universidades e nos institutos federais. A prova está mais abrangente, com questões mais próximas da realidade dos estudantes. O novo exame também ajudará a melhorar a qualidade do ensino médio. As inscrições para a prova deste ano, que será realizada em outubro, estão abertas até 17 de julho e devem ser feitas no portal do Ministério da Educação.

Inscrições: http://sistemasenem2.inep.gov.br/Enem2009




quarta-feira, 20 de maio de 2009

"Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2009"







Estão abertas as inscrições para a quarta edição do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores.
Educadores de ensino básico poderão se inscrever nas seguintes categorias: Inovação em Comunidade, Inovação em Colaboração, Inovação em Conteúdo. Todos os projetos que participarem dessa seleção estarão automaticamente inscritos na categoria Educador Inovador cuja votação para escolha dos finalistas será popular online. Já professores de escolas técnicas públicas se inscrevem na categoria Educador Inovador - Escolas Técnicas.
Podem participar do Prêmio todos os educadores e gestores da rede pública, incluindo os Núcleos de Tecnologia Educacional - NTEs ou NRTEs, escolas públicas, municipais ou estaduais, de ONGs, fundações e escolas técnicas.
Os melhores projetos serão premiados com um Notebook contendo o sistema operacional da Microsoft Windows Vista e o pacote de aplicativos Office 2007

sexta-feira, 8 de maio de 2009


A origem do Dia das Mães

A mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses.
O próximo registro está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de "Mothering Day", fato que deu origem ao "mothering cake", um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.
Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872 pela escritora Júlia Ward Howe, autora de "O Hino de Batalha da República".
Mas foi outra americana, Ana Jarvis, no Estado da Virgínia Ocidental, que iniciou a campanha para instituir o Dia das Mães. Em 1905 Ana, filha de pastores, perdeu sua mãe e entrou em grande depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a idéia de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa. Ana quis que a festa fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas, com um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães. A idéia era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais.
Durante três anos seguidos, Anna lutou para que fosse criado o Dia das Mães. A primeira celebração oficial aconteceu somente em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração.
Finalmente, em 1914, o então presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson (1913-1921), unificou a celebração em todos os estados, estabelecendo que o Dia Nacional das Mães deveria ser comemorado sempre no segundo domingo de maio. A sugestão foi da própria Anna Jarvis. Em breve tempo, mais de 40 países adotaram a data.
"Não criei o dia das mães para ter lucro"
O sonho foi realizado, mas, ironicamente, o Dia das Mães se tornou uma data triste para Anna Jarvis. A popularidade do feriado fez com que a data se tornasse uma dia lucrativo para os comerciantes, principalmente para os que vendiam cravos brancos, flor que simboliza a maternidade. "Não criei o dia as mães para ter lucro", disse furiosa a um repórter, em 1923. Nesta mesmo ano, ela entrou com um processo para cancelar o Dia das Mães, sem sucesso.
Anna passou praticamente toda a vida lutando para que as pessoas reconhecessem a importância das mães. Na maioria das ocasiões, utilizava o próprio dinheiro para levar a causa a diante. Dizia que as pessoas não agradecem freqüentemente o amor que recebem de suas mães. "O amor de uma mãe é diariamente novo", afirmou certa vez. Anna morreu em 1948, aos 84 anos. Recebeu cartões comemorativos vindos do mundo todos, por anos seguidos, mas nunca chegou a ser mãe.
Cravos: símbolo da maternidade
Durante a primeira missa das mães, Anna enviou 500 cravos brancos, escolhidos por ela, para a igreja de Grafton. Em um telegrama para a congregação, ela declarou que todos deveriam receber a flor. As mães, em memória do dia, deveriam ganhar dois cravos. Para Anna, a brancura do cravo simbolizava pureza, fidelidade, amor, caridade e beleza. Durante os anos, Anna enviou mais de 10 mil cravos para a igreja, com o mesmo propósito. Os cravos passaram, posteriormente, a ser comercializados.
No Brasil
O primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.

Fonte: http://www.portaldafamilia.org/artigos/texto026.shtml

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Portal do Professor


CONHEÇA !!!!

Criado pelo MEC o Portal do Professor conseguiu reunir muitos interesses em um mesmo local. Acessando ele, o professor tem dicas excelentes sobre os diversos recursos educacionais existentes , tem acesso a museus, bibliotecas, revistas educacionais, vídeos e outros itens ligados a educação. Através do Jornal do Professor se tem notícias sobre o que outros colegas estão fazendo em suas UEs e também sobre assuntos como: Seus direitos, Eventos na nossa área etc No item Cursos, o professor fica sabendo de ótimos cursos para sua formação continuada O item LINK te leva para bibliotecas espalhadas pelo país, dicionários, projetos de outros professores e muito mais. No item RECURSOS Educacionais , vídeos, mapas, experimentos e áudio, mostram milhares de itens. Espaço Aula o professor tem experiência de relatos de colegas falando sobre aulas que deram certo e ainda aprende a criar aulas que serão publicadas pra todo mundo. Você abrirá mil links e ainda não terá aberto metade das possibilidades deste portal.

ACESSE: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/course.action

Magda Rossmann


Domínio Público



Foi lançado em novembro de 2004 (com um acervo inicial de 500 obras), para o compartilhamento de conhecimentos. O usuário tem a opção de escolher entre imagens, som, texto e vídeo , a variedade é grande de personalidades mais famosas como Dante Alighieri, a autores brasileiros de renome como Fernando Pessoa isso em se falando de textos, mas sessão de vídeos é muito interessante, você ver títulos como: “A era Vargas” ou uma infinidade de vídeos do Tv escola, que podem ser usados para enriquecer aulas inclusive. Muito bacana também é conhecer obras de “Miró”, entre outros artistas famosos na opção vídeo “Passeios Virtuais” E quando o assunto é som podemos ouvir todos os hinos do Brasil, entre outros clássicos da música brasileira e internacional e também existem pelo menos 50 imagens diferentes sobre diversos assuntos que formaram a cultura do mundo, o retrato de Monalisa ou o famoso 14 Bis de Santos Dumont. Todos estes itens fazem parte de um acervo especial, diferente e que acrescenta muito a nossa cultura.

terça-feira, 28 de abril de 2009


Prof.ª Mary e profª Suzy preparando a cesta de ovos de páscoa para as crianças.