segunda-feira, 2 de abril de 2012

Pais e filhos comparecem no evento de conscientização do Dia Mundial do Autismo





O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, lembrado neste domingo (1º), levou cerca de 300 pessoas, entre crianças e adultos, à Praça Narciso de Andrade, no Centro Histórico. A programação incluiu palestras e ações de conscientização da síndrome, além de apresentações de dança e esportes.


As palestras direcionadas a pais, familiares e interessados no assunto, foram ministradas pela neuropediatra e diretora clínica da Casa da Esperança de Santos, Drª Maria Leal dos Santos; e a fonoaudióloga, Tatiana de Ângelo. “Eventos como esse fazem uma maior conscientização da população e dos órgãos públicos em termo de inclusão desses jovens no campo profissional e aceitação das famílias”, conta Drª Maria Leal dos Santos.

À tarde, o público assistiu a uma demonstração das modalidades de judô e karatê, além de uma apresentação de balé do projeto da Prefeitura de Itanhaém ‘Dança sem Fronteira’, coordenado por Lenisa Rocha, e dos alunos do projeto Lugar ao Sol. E ainda, uma cama elástica fez a alegria da criançada que se divertiu com as inúmeras brincadeiras.

Durante a palestra, a fonoaudióloga Tatiana de Ângelo esclareceu dúvidas e falou sobre a importância da inclusão. “Itanhaém investe em profissionais para trabalhar em conjunto com as crianças que necessitam deste apoio”.

O evento foi uma realização da Associação Casa da Esperança Autismo, com o apoio da Prefeitura de Itanhaém.

PROFISSÃO MÃE – Cristina Aparecida Pires e Andresa Jardim Oliveira, ambas de 34 anos, lutam pelo mesmo ideal, esclarecer dúvidas de pais e amigos por meio de palestras e atividades no evento que lembra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Há alguns anos, os filhos de Cristina e Andresa foram diagnosticados com a mesma síndrome, o autismo. Juntas, elas trabalham para vencer preconceitos e tirar dúvidas sobre o autismo e como enfrentar os principais desafios encontrados ao longo do caminho.

Programa Rota do Sol da TV Tribuna faz gravação em Itanhaém





Itanhaém será destaque no Programa Rota do Sol, da TV Tribuna, emissora afiliada à Rede Globo na Baixada. A apresentadora Rosana Valle esteve na última quarta-feira (28) na área rural da Cidade e conheceu os pequenos produtores da agricultura familiar do Município.


A equipe entrevistou Kátia Sasahara que é produtora de banana e palmito, Maximino Gonçalves Jesus, produtor de palmito e Antonio Isaías, que tem em suas plantações batata doce, banana, pimenta e jaca.

Em uma entrevista descontraída com os diversos agricultores da Cidade, Rosana Valle mostrou os diversos produtos cultivados na área e ainda alimentos que são feitos com eles, que inclusive são vendidos na Feira do Produtor, todos os sábados, das 9 às 17 horas no estacionamento da Prefeitura Municipal.

Na oportunidade, a repórter visitou o Banco de Alimentos da Cidade e entrevistou a gestora do local, Luciana Melo. O programa está previsto para ir ao ar no próximo dia 7 de abril, a partir das 11h30 no canal aberto 22.