segunda-feira, 2 de abril de 2012

Pais e filhos comparecem no evento de conscientização do Dia Mundial do Autismo





O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, lembrado neste domingo (1º), levou cerca de 300 pessoas, entre crianças e adultos, à Praça Narciso de Andrade, no Centro Histórico. A programação incluiu palestras e ações de conscientização da síndrome, além de apresentações de dança e esportes.


As palestras direcionadas a pais, familiares e interessados no assunto, foram ministradas pela neuropediatra e diretora clínica da Casa da Esperança de Santos, Drª Maria Leal dos Santos; e a fonoaudióloga, Tatiana de Ângelo. “Eventos como esse fazem uma maior conscientização da população e dos órgãos públicos em termo de inclusão desses jovens no campo profissional e aceitação das famílias”, conta Drª Maria Leal dos Santos.

À tarde, o público assistiu a uma demonstração das modalidades de judô e karatê, além de uma apresentação de balé do projeto da Prefeitura de Itanhaém ‘Dança sem Fronteira’, coordenado por Lenisa Rocha, e dos alunos do projeto Lugar ao Sol. E ainda, uma cama elástica fez a alegria da criançada que se divertiu com as inúmeras brincadeiras.

Durante a palestra, a fonoaudióloga Tatiana de Ângelo esclareceu dúvidas e falou sobre a importância da inclusão. “Itanhaém investe em profissionais para trabalhar em conjunto com as crianças que necessitam deste apoio”.

O evento foi uma realização da Associação Casa da Esperança Autismo, com o apoio da Prefeitura de Itanhaém.

PROFISSÃO MÃE – Cristina Aparecida Pires e Andresa Jardim Oliveira, ambas de 34 anos, lutam pelo mesmo ideal, esclarecer dúvidas de pais e amigos por meio de palestras e atividades no evento que lembra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Há alguns anos, os filhos de Cristina e Andresa foram diagnosticados com a mesma síndrome, o autismo. Juntas, elas trabalham para vencer preconceitos e tirar dúvidas sobre o autismo e como enfrentar os principais desafios encontrados ao longo do caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário