terça-feira, 6 de julho de 2010

Educação de Itanhaém supera em 2009 média do IDEB estipulada para 2013

Itanhaém superou mais uma vez a média nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), criado pelo Ministério da Educação (MEC) e que funciona como indicador de qualidade educacional, combinando informações de desempenho e rendimento escolar. O índice é calculado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais – Anísio Teixeira, através da Prova Brasil e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Brasil (SAEB).

O índice nacional do IDEB para os municípios brasileiros foi de 4,6 para os anos iniciais, ou seja, 1ª e 4ª séries. Já nos anos finais, 5ª e 8ª séries, o índice foi de 4,0. Quando observado o resultado das escolas municipais de Itanhaém, nas séries iniciais, a Cidade alcançou o resultado de 5,4, antecipando a meta estabelecida pelo IDEB para o ano de 2013. Já nos anos finais, as escolas do Município alcançaram 4,3, superando em 0,3 o índice previsto para 2009.

PAÍSES DESENVOLVIDOS – O objetivo do Ministério da Educação é que todas as séries atinjam níveis educacionais de países desenvolvidos até 2021. Os alunos de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental devem atingir 6,0 pontos de média, e os estudantes de 5ª a 8ª séries, 5,5 pontos. A lógica é que, para o Brasil chegar à média 6,0 em 2021, cada sistema deve evoluir segundo pontos de partida e com maior esforço daqueles que partem em pior situação, visando reduzir a desigualdade educacional.

Para a Secretária de Educação, Cultura e Esportes, Cilene Forssell, o índice alcançado pelo Município demonstra a evolução do ensino da rede municipal. “O resultado no IDEB comprova nosso empenho em proporcionar educação de qualidade às crianças de Itanhaém. O trabalho de nossa equipe continuará e temos o objetivo de sempre superar essas metas”. Cilene Forssell também faz questão de parabenizar os professores, coordenadores, diretores e demais profissionais da Educação pela obtenção dos resultados.