quarta-feira, 25 de abril de 2012

Educação abre inscrições para os cursos de Libras e Braille na sexta-feira (27)

   A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes estará de 27 de abril a 4 de maio com inscrições abertas para os cursos de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) e Braille. As aulas darão suporte a professores, assessores pedagógicos, orientadores educacionais, diretores de escolas e familiares.

  As matrículas poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 14 às 17 horas, no Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE), localizado na Avenida Condessa de Vimieiros, 1.131, no Centro. O interessado deverá procurar o setor da Educação Inclusiva, munido apenas de RG.
  As aulas acontecerão na E.M. Leonor Mendes de Barros I, situada na Rua Cuba, 180, no Jardim

 Mosteiro, e com um total de 120 horas. As aulas de Braille irão acontecer todas as quintas-feiras, das 19 às 21h30, com a professora Maria Isabel de Oliveira Teixeira. Já o curso de Libras acontecerá às terças-feiras, das 19 às 21 horas, sob o comando da professora Fabiana Correa Domingues de Rezende. O início das aulas está previsto para a primeira semana de maio.

terça-feira, 24 de abril de 2012

DESFILE EM COMEMORAÇÃO AOS 480 ANOS DA CIDADE DE ITANHAEM




 No dia 22 de Abril houve o desfile em comemoração aos 480 anos da segunda
cidade mais antiga do Brasil, nossa querida cidade de Itanhaém,como todo ano as escolas desfilaram acompanhada ao som da Banda Marcial.
A escola EM MARIA DO CARMO ABREU SODRÉ desfilou representando a famosa festa do divino com alguns itens demonstrativos como: a pomba, as coroas ( do rei e rainha ) entre outros.
A chuva por sua vez espantou muitos,mas bem na hora do desfile "São Pedro deu sua ajudadinha" e a nossa escola conseguiu desfilar sem nenhum problema.




 























PARABÉNS ITANHAÉM PELOS SEUS
480 ANOS  !!!

sexta-feira, 20 de abril de 2012




As Profª do 4º Anos Manhã e Tarde trabalharam com historias, relatos e Argila em função do dia do Índio
o trabalho foi muito produtivo os alunos fizeram algumas esculturas de argila, e outros fizeram historis e Algumas tranças indianas com papel cartão um trabalho muito bonito  


Feliz dia do
Índio

História do Dia do Índio

Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?

Origem da data

Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

Comemorações e importância da data

Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os minicípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.

Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.



quinta-feira, 19 de abril de 2012

 SOLUÇÃO PARA SALAS COM POUCOS COMPUTADORES


Na quinta- feira, dia 12/04/12 A coodernadora Magda assistiu a uma aula bem planejada para os alunos da prof. Tania.Na E.M. Maria do Carmo algumas salas com muitos alunos trabalham no laboratório em duas turmas. As turmas são previamente pensadas pela professora com alunos na mesma fase de aprendizagem, para que todos possam trabalhar com o mesmo software.O software escolhido neste dia foi o Ariê, ideal para trabalhar com alfabetização por conter atividades de formar palavras, pensar em letras inicial de palavras e outras semelhantes.



Os alunos formaram grupos de 2 a 4 alunos e dividiram informações. Aprendizagem garantida!!!  

Informatica Educacional de Itanhaém, visita o Expoente em Curitiba

Nossa equipe foi conhecer o Expoente, em Curitiba. Além de sermos muito bem recebidas, pudemos conhecer a escola, que funciona como um laboratório para que a equipe pedagógica do grupo Expoente possa verificar toda a estrutura que é oferecida as outras escolas, tanto particulares como dos municípios.A estrutura física do Expoente é moderna e com muitas opções de aulas para seus alunos, possuem laboratórios de informática, de robótica, sala de judô, sapateado, música e um ginásio poliesportivo. Conta com modernas lousas, tanto interativa como quadros brancos e o espaço de lazer é muito bom.Após a visita à escola fomos ao departamento administrativo da empresa, onde nos aprofundamos no portal, que é oferecido, juntamente com o material didático. Este portal, http://www.escolainterativa.com.br, auxilia os professores no complemento do conteúdo trabalhado em sala de aula. Existem vários canais de acesso, em que o professor juntamente com os alunos complementa de forma


mais interativa as suas aulas, tornando-as mais interessantes. Outro canal, é o que permite que os professores que utilizam o material didático do Expoente, possam enviar aulas e projetos, fazendo com que haja uma troca de experiências entre profissionais da educação, que tenham este tipo acesso, tendo em vista que, este material está sendo utilizado por mais de 80 municípios e outras escolas particulares por todo Brasil.Fica aqui, o agradecimento da equipe, a todos aqueles que nos recepcionaram tão bem, especialmente ao João Eduardo, que nos mostrou além do Expoente, a cidade de Curitiba e suas histórias; a Lucineia, pelo suporte pedagógico, pela companhia e por divulgar e tecer elogios positivos do trabalho que é realizado em nosso município na área da Educação e a Claudia que nos deu a oportunidade de explorar mais o portal e nos sentirmos aptas e seguras para transmitir esses conhecimentos à nossos professores.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Faça um passeio por Itanhaém sem sair de casa

Itanhaém já conta com o serviço gratuito da Google, o Street View.

O Street View é feito utilizando-se veículos equipados com várias câmeras, possibilitando fotografar em praticamente todas as direções, ou seja, em 360 graus. Após, as imagens são processadas para ficarem como a vemos na visão panorâmica.

Para utilizá-lo basta clicar no ponto desejado. O círculo/elipse brancos permitem "locomover-se" pelas ruas. No canto inferior direito, há um pequeno boneco que poderá ser arrastado para levá-lo a um local que tenha o Street View. Enquanto o arrasta, perceberá algumas ruas em azul  que são as que podem ser visualizadas em visão panorâmica.

Tente encontrar a rua da sua casa ou de algum amigo.

Bom passeio!!!





quarta-feira, 4 de abril de 2012

Feliz Páscoa!!

A escola não funcionará nos dias 05 e 06 de abril, retornando às suas atividades no dia 09.

Feliz Páscoa à todos!!









Clique aqui para saber mais sobre a Páscoa.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Pais e filhos comparecem no evento de conscientização do Dia Mundial do Autismo





O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, lembrado neste domingo (1º), levou cerca de 300 pessoas, entre crianças e adultos, à Praça Narciso de Andrade, no Centro Histórico. A programação incluiu palestras e ações de conscientização da síndrome, além de apresentações de dança e esportes.


As palestras direcionadas a pais, familiares e interessados no assunto, foram ministradas pela neuropediatra e diretora clínica da Casa da Esperança de Santos, Drª Maria Leal dos Santos; e a fonoaudióloga, Tatiana de Ângelo. “Eventos como esse fazem uma maior conscientização da população e dos órgãos públicos em termo de inclusão desses jovens no campo profissional e aceitação das famílias”, conta Drª Maria Leal dos Santos.

À tarde, o público assistiu a uma demonstração das modalidades de judô e karatê, além de uma apresentação de balé do projeto da Prefeitura de Itanhaém ‘Dança sem Fronteira’, coordenado por Lenisa Rocha, e dos alunos do projeto Lugar ao Sol. E ainda, uma cama elástica fez a alegria da criançada que se divertiu com as inúmeras brincadeiras.

Durante a palestra, a fonoaudióloga Tatiana de Ângelo esclareceu dúvidas e falou sobre a importância da inclusão. “Itanhaém investe em profissionais para trabalhar em conjunto com as crianças que necessitam deste apoio”.

O evento foi uma realização da Associação Casa da Esperança Autismo, com o apoio da Prefeitura de Itanhaém.

PROFISSÃO MÃE – Cristina Aparecida Pires e Andresa Jardim Oliveira, ambas de 34 anos, lutam pelo mesmo ideal, esclarecer dúvidas de pais e amigos por meio de palestras e atividades no evento que lembra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Há alguns anos, os filhos de Cristina e Andresa foram diagnosticados com a mesma síndrome, o autismo. Juntas, elas trabalham para vencer preconceitos e tirar dúvidas sobre o autismo e como enfrentar os principais desafios encontrados ao longo do caminho.

Programa Rota do Sol da TV Tribuna faz gravação em Itanhaém





Itanhaém será destaque no Programa Rota do Sol, da TV Tribuna, emissora afiliada à Rede Globo na Baixada. A apresentadora Rosana Valle esteve na última quarta-feira (28) na área rural da Cidade e conheceu os pequenos produtores da agricultura familiar do Município.


A equipe entrevistou Kátia Sasahara que é produtora de banana e palmito, Maximino Gonçalves Jesus, produtor de palmito e Antonio Isaías, que tem em suas plantações batata doce, banana, pimenta e jaca.

Em uma entrevista descontraída com os diversos agricultores da Cidade, Rosana Valle mostrou os diversos produtos cultivados na área e ainda alimentos que são feitos com eles, que inclusive são vendidos na Feira do Produtor, todos os sábados, das 9 às 17 horas no estacionamento da Prefeitura Municipal.

Na oportunidade, a repórter visitou o Banco de Alimentos da Cidade e entrevistou a gestora do local, Luciana Melo. O programa está previsto para ir ao ar no próximo dia 7 de abril, a partir das 11h30 no canal aberto 22.